Furnas abre licitação para Revisão de Segurança de Barragens

Processo faz parte de Política Nacional do tema e vai abranger 12 UHEs da estatal

Furnas abriu licitação para contratação de empresa especializada na elaboração da Revisão Periódica de Segurança de Barragens de 12 usinas da empresa. O processo cumpre determinação da Política Nacional de Segurança de Barragem, para verificar o estado geral de segurança destas estruturas, considerando os critérios do projeto, a atualização dos dados hidrológicos e as alterações das condições a montante e a jusante da barragem.

A Resolução Normativa nº 696 da Aneel, de 15 de dezembro de 2015, estabelece prazo de sete anos para a conclusão das Revisões Periódicas. No caso de Furnas, o prazo de conclusão das RPSBs das usinas hidrelétricas da companhia é de dezembro de 2022. De acordo com Rodrigo Calixto, superintendente de Empreendimentos de Geração da estatal, a licitação vai permitir a antecipação em um ano das Revisões Periódicas das nossas usinas, com conclusão dos trabalhos prevista até dezembro de 2021.

Segundo Calixto, a RPSB possui conceito mais amplo, já que ela reavalia os estudos e projetos originais, podendo propor eventuais ajustes, caso necessário. Todos os empreendimentos de Furnas são classificados como Classe Risco “B”, com dano potencial alto e risco baixo.

O edital da licitação está disponível no site de Furnas. As propostas deverão ser entregues até 10h do dia 21/08, no endereço Rua Real Grandeza, 219/ sala 705, do bloco B, em Botafogo (RJ). As usinas contempladas são: UHE Furnas, UHE Luiz Carlos Barreto de Carvalho, UHE Mal. Mascarenhas de Moraes, UHE Marimbondo, UHE Porto Colômbia, UHE Corumbá I, UHE Itumbiara, UHE Batalha, UHE Manso, UHE Funil, UHE Simplício e UHE Serra da Mesa.