EDP compra linha de transmissão de grupo chinês

Projeto está pré-operacional e foi viabilizado no leilão n°13/2015

A EDP Brasil comprou a Litoral Sul Transmissora de Energia (LTSE) do grupo chinês CEEPower e metalúrgica brasileira Brafer. O negócio recebeu a aprovação, sem restrições, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), conforme despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira, 1° de julho. Valor do negócio não foi revelado.

A LTSE é uma sociedade de propósito específico composta pelas empresas CEEPower, empresa chinesa com investimentos no mercado de transmissão de energia elétrica no Brasil e pela Brafer, que atua em negócios nos mercados de metalurgia, ação e construção civil.

A LTSE conquistou o direito de construir e operar a linha de transmissão do Lote Q do leilão n° 13/2015. A linha está pré-operacional, mas contratualmente tem obrigação de entrar em operação em 2020. São 160 km de linhas, subestações e outras instalações localizadas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O grupo EDP entrou recentemente no mercado de transmissão e tem uma linha em operação no Brasil.