Eaton apresenta sensor óptico para automação de redes de média tensão

Solução surge como alternativa a instalação aos tradicionais transformadores (TC e TP), medindo com precisão as grandezas de tensão e corrente em ampla faixa de operação e inteligência do sistema de distribuição sendo compartilhados em tempo real

A divisão Energy Automation Solutions (EAS) da Eaton Electrical Brasil anunciou o lançamento para o mercado nacional de uma solução inovadora que promete substituir a necessidade de instalação de transformadores de potencial e corrente padrão em redes de distribuição de energia elétrica. Desenvolvido nos Estados Unidos, o Sistema de Sensores para Média Tensão Grid Advisor Optical utiliza uma plataforma de medição 100% óptica capaz de atingir níveis de precisão e exatidão inigualáveis para as grandezas de tensão e corrente em uma ampla faixa, permitindo aquisição de informações em tempo real de metrologia e inteligência no atual sistema de distribuição e nas subestações, dentre outras aplicações que possam demandar alta precisão nos dados de medição.

Segundo a companhia, ao substituir diretamente os transformadores, o sensor óptico traz melhorias como um melhor isolamento do equipamento e a eliminação de problemas de saturação, além dos ganhos econômicos com uma instalação rápida e muito mais prática: os sensores possuem um tipo de conexão que podem ser colocados diretamente no fio condutor sem necessidade de abertura do circuito, e permitem instalações em linhas vivas seguras e rápidas através de um gancho na parte superior, resultando em uma economia significativa na implantação. Além deste tipo de instalação estão disponíveis também modelos para terminais desconectáveis em redes subterrâneas, para instalação em cruzeta e para instalação em barramentos, todas mantendo uma medição contínua em toda a faixa.

Outro destaque é que os sensores Grid Advisor Optical utilizam um único modelo para cobertura de uma grande faixa de detecção de corrente e tensão. O sensor modelo RG235, por exemplo, apresenta detecção de tensões de 4 kV a 35 kV, correntes de 5 A a 25 kA, transientes e medição até a 50ª harmônica de tensão, mantendo precisão de +/-0,5% em toda a faixa de trabalho.

O sistema é composto por sensores ópticos que detectam e enviam sinais para uma caixa concentradora onde há a leitura de forma óptica e a conversão digital, realizando a comunicação com os sistemas das distribuidoras, suportando os protocolos de comunicação atualmente demandamos neste mercado.

Devido ao design 100% óptico do sensor, não há no caso materiais condutores usados para a aferição de tensão e corrente. O corpo do isolador é fundido em epóxi cicloalifático hidrofóbico (HCEP) através de um processo de moldagem por injeção de última geração. A construção do HCEP fornece propriedades superiores de trilhamento elétrico, ozônio e resistência a ultravioleta, mantendo a resistência física e garantindo um desempenho altamente confiável em condições úmidas ou molhadas. As configurações de calibração e desempenho são armazenadas no gabinete eletrônico modular na base do cabo óptico e um processador é utilizado para concentração e transferência de dados, permitindo o monitoramento e controle da rede de distribuição.

Automação de sistemas
A divisão de tecnologia Energy Automation Solutions da Eaton (EAS) permite que os clientes transformem, protejam, conectem e operem um sistema de distribuição de energia elétrica de forma mais eficiente e inteligente, com equipamentos de reguladores de tensão, capacitores, religadores, chaves, sensores e controles inteligentes – integrados a softwares de nível corporativo, que dão ao cliente a possibilidade de aumentarem sua produtividade, otimizarem a eficiência dos ativos e melhorarem a confiabilidade do sistema, além de reduzir os custos.

Combinando tecnologia de ponta e especialização em engenharia, a Eaton fornece avançadas soluções de software e hardware para o setor elétrico mundial. O portfólio da divisão EAS da empresa consiste na plataforma Yukon para automação da distribuição e entrega de energia com as soluções AMI (Advanced Metering Infrastructure), IVVC (Integrated Volt-Var Control), YFA (Yukon Feeder Automation), YGS (Yukon Grid Server), plataforma SCADA VT&D (Visual Transmission & Distribution) e software de gestão de dados dos IEDs e Segurança Cibernética IMS (IED Manager Suite).

Para planejamento das redes de distribuição, cabos e subestações, o portfólio inclui os softwares da linha CYME. O programa possui módulos avançados para análises de redes de distribuição de energia (DYMDIST), software de análises de cabos (CYMCAP), software de coordenação de proteção (CYMTCC) e software de malhas de aterramento de subestações (CYMGRD).

O portfólio inclui também equipamentos como a linha de gateways e computadores industriais para subestações (SMP), controle de banco de capacitores para automação de bancos da rede de distribuição de energia (CBC-8000), sensores de falta Grid Advisor Series II e seus acessórios, e o inovador sensor óptico para sensoriamento preciso de tensão e corrente. Já a solução Advanced Metering Infrastructure (AMI) fornece suporte líder do setor elétrico e flexibilidade inigualável de suas soluções para atender às necessidades de todos os departamentos, desde o faturamento até a engenharia de planejamento e operação, permitindo que as concessionárias forneçam suporte uniforme em todas as áreas de prestação de serviço de fornecimento de energia.

Mais informações podem ser obtidas através do link https://www.eaton.com/us/en-us/catalog/utility-and-grid-solutions/gridadvisor-optical-sensor.html ou e-mail comercialcps@eaton.com.

(Nota da Redação: Conteúdo Patrocinado produzido pela equipe da Agência CanalEnergia)