O programa de aceleração e inovação aberta da CPFL Energia selecionou 12 empresas escaláveis para fazer parte da edição 2019 do Inova CPFL. Nos próximos sete meses, as empresas escolhidas vão participar de mentorias conduzidas pela CPFL e da rede Endeavor, organização sem fins lucrativos de apoio a empreendedores. A ideia é proporcionar a troca de experiências, com foco em encontrar soluções para os desafios dos respectivos negócios.

As empresas Docket (SP), E-Wally (SP), Fieldlink (SP), Insolar (RJ), Kludo (SP), Kurier (PE), Microblau (SP), Movva (SP), Niduu (MA), Pixforce (RS), Pluvi On (SP) e SVA Tec (MW) se destacaram entre os 289 inscritos, de 20 estados do Brasil. Segundo a CPFL, pesou na escolha o bom desempenho na apresentação e o alinhamento das soluções com estratégias de investimento da companhia.

As scale-ups (empresas com modelo de negócio escalável) selecionadas criaram soluções para gestão de processos, pagamentos digitais, geração solar distribuída, plataformas de conteúdo e treinamento, inspeção de equipamentos por imagens e previsão meteorológica. Ao final do processo, os participantes do Inova CPFL receberão um diagnóstico sobre o negócio e terão acesso a um fundo de R$ 10 milhões para o desenvolvimento dos projetos. Os recursos devem ser investidos em capacitação técnica e criação de novos produtos e serviços. O grande benefício do programa é a possibilidade da formação de parcerias comerciais com a CPFL Energia.

O CPFL Inova focou em quatro eixos temáticos: energia, eficiência operacional, relacionamento com cliente e transformação digital e smart cities. A expectativa é identificar negócios escaláveis que utilizem tecnologias como blockchain, internet das coisas, realidade aumentada, robotização, inteligência artificial, machine learning e big data.

Na edição do CPFL Inova 2018, as 12 empresas selecionadas realizaram negócios da ordem de R$ 6 milhões. Ao longo do processo, as scale-ups participaram de mais de 60 horas de mentorias com 35 mentores da Endeavor e 30 executivos da CPFL Energia de diversas áreas do grupo, como marketing, distribuição, sustentabilidade, suprimentos, comercial, estratégia e eficiência energética. No período do programa, as 12 empresas registraram crescimento de 48% no faturamento total, alcançando R$ 77,8 milhões e um aumento de 35% no número de colaboradores, passando de 281 para 379 funcionários.