O setor de papel e celulose registrou alta de 4,27% no consumo de energia elétrica no acumulado dos últimos 12 meses, descolando totalmente da realidade de outros segmentos industriais no Brasil, informou a comercializadora Comerc Energia nesta segunda-feira, 22 de julho. Em maio e junho, a indústria de papel e celulose registrou alta de 10,60% e 5,05%, respectivamente.

“A explicação desse crescimento passa pelo início de operação de novas unidades nos últimos meses no mercado de papel e celulose, além de alguns sinais positivos na produção de papel e celulose, como, por exemplo, ao registrar 14,5% de expansão em maio”, explicou o vice-presidente da Comerc Energia, Marcelo Ávila.

Se a indústria de papel e celulose consumiu mais energia em junho, o mesmo não se pôde dizer de setores como alimentos (-2,95%), siderurgia e metalurgia (-2,59%), veículos e autopeças (-3,33%) e manufaturados (-0,56%). O resultado disso é que o consolidado dos 11 mercados apurados pelo Índice Comerc registrou queda de 0,24% no período.

O Índice Comerc Energia leva em conta o consumo das cerca de 1900 unidades na sua carteira, pertencentes a mais de 1000 empresas que compram energia elétrica no mercado livre.