A Voith Hydro foi a empresa escolhida pela Statkraft Chile para participar do projeto de construção da usina hidrelétrica de Los Lagos, que ficará no rio Pilmaiquen, abaixo de outra UHE do grupo chamada Rucatayo. A obra está localizada perto da cidade de Osorno, a cerca de 900 km ao sul da capital Santiago, e a construção está prevista para começar em agosto deste ano, devendo ser concluída no segundo semestre de 2022.

O projeto prevê uma turbina Kaplan com capacidade instalada de aproximadamente 52 MW, com uma expectativa de produção anual de 260 GWh. A Voith será a responsável por fornecer todos os equipamentos eletromecânicos e hidromecânicos, que serão produzidos na fábrica da empresa instalada na cidade de São Paulo. A empresa também ficará encarregada dos serviços de engenharia durante a instalação e a montagem, além da supervisão e do gerenciamento do projeto.

“Nossas referências em projetos recentes na América Latina, o excelente nível de qualificação técnica de nossas equipes e a nossa presença local com escritórios no Chile, foram fatores-chave para garantir este novo contrato”, comenta Andreas Wellmann, presidente e CEO da Voith Hydro para a América Latina.

De acordo com Wellmann, a iniciativa confirma a forte presença da companhia no mercado chileno, reforçando a parceria com Statkraft Chile em mais um projeto. O contrato para obras civis foi concedido a um consórcio local composto pelas construtoras Brotec, Valko e ObeChile.