A Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (Abren) fará o seu Coquetel de Lançamento às 18h do dia 24 de setembro, em Brasília. A Associação foi concebida para apoiar políticas e tecnologias capazes de dar um destino mais útil para o lixo. O Brasil produz 80 milhões de toneladas de resíduos por ano, suficiente para ocupar mais de 220 estádios de futebol. Apenas 4% de todo esse lixo é destinado a reciclagem e a compostagem, sendo o restante depositado em aterros sanitários e lixões.

A Abren aparece com o intuito de mudar essa história, ajudando o Brasil a construir uma política pública capaz de transformar os resíduos em insumo para produção de energia elétrica limpa e renovável. Essa tecnologia é conhecida internacionalmente como Waste-to-Energy (WTE), com mais de 2 mil usinas em operação no mundo.

O presidente executivo da Abren, Yuri Schmitke, afirmou que o Brasil tem desperdiçado uma grande quantidade de energia que poderia ser produzida com os resíduos, cuja disposição em aterros traz risco de contaminação da água potável e produz emissões de gás metano, “um gás de efeito estufa 25 vezes mais nocivo que o gás carbônico”, alerta o executivo.

Os interessados em participar da cerimônia devem confirmar suas intenções até o dia 20 de setembro de 2019, através do e-mail abren@abren.org.br.