A Athon Energia concluiu sua primeira operação de emissão de debêntures verdes no valor de R$ 40 milhões. A captação ocorreu por meio da subsidiária Athon Geração Distribuída. Os recursos financiarão um conjunto de seis projetos, sendo um operacional no estado de Minas Gerais e outros cinco que estão em fase avançada de implantação, nos Estados do Maranhão, Pará, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Segundo a companhia, é a primeira emissão de títulos verdes no mercado brasileiro para geração solar distribuída no país.
Os projetos se enquadram na modalidade de autoconsumo remoto e somam capacidade instalada de 32,5 MWp, o que representa um potencial de geração de energia de aproximadamente 65 GWh por ano.
A operação de emissão desses títulos recebeu um parecer da Sitawi Finanças do Bem, que é uma organização social de interesse público, pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social e na análise da performance socioambiental de empresas e instituições financeiras. Tal parecer atesta que a empresa e seus projetos estão alinhados com princípios ambientais, sociais e de governança corporativa. Outra característica para essa operação é de atestar que a companhia se pauta pelas melhores práticas de mercado, de acordo com parâmetros estabelecidos pela Climate Bonds Initiative (CBI).
Além desta emissão de títulos verdes, a Athon afirma que conta com outras iniciativas para gerar impactos socioambientais positivos por meio de suas atividades. Um deles, na usina de Minas Gerais refere-se à capacitação de jovens alunos de uma escola pública. O projeto chamado Jornada Athon impactou diretamente mais de 200 alunos dessa comunidade. O objetivo é o de realizar um projeto social em cada região onde irá atuar.