Enel Distribuição SP inaugura subestação na Vila Mariana

Companhia investiu R$ 70 milhões em SE de 120 MVA de potência e totalmente automatizada. Benefícios irão impactar na vida de cerca de um milhão de pessoas na região e em bairros próximos

A Enel Distribuição São Paulo inaugurou na última quinta-feira, 5 de setembro, a subestação Vila Mariana, localizada na Zona Sul de São Paulo. A obra contou com um aporte de R$ 70 milhões e irá impactar na vida de aproximadamente 282 mil unidades consumidoras e um total de milhão de pessoas. Além da Vila Mariana, a unidade também beneficiará os bairros Vila Clementino, Vila Nova Conceição, Aclimação, Cambuci, Ipiranga, Jardim da Gloria, Liberdade, Mooca, Vila Monumento e Bela Vista.

A nova subestação tem potência instalada de 120 MVA e é totalmente automatizada e monitorada à distância por meio da Central de Operações da distribuidora, localizada na cidade de Barueri, região metropolitana da capital. Com isso, técnicos da concessionária podem atuar também remotamente nos equipamentos da SE, o que evita o deslocamento de equipes e agiliza os reparos.

A construção do empreendimento foi iniciada em novembro de 2017, com a topografia, limpeza e terraplanagem do terreno. No início do ano passado, começaram as obras para a construção das edificações, montagem eletromecânica e comissionamento dos equipamentos. No total, a obra contou com uma equipe de 50 colaboradores, entre próprios e terceiros. No mesmo local havia outra SE, que foi desativada, e o prédio principal estava em processo de tombamento. A companhia afirmou que preservou e restaurou o prédio, instalando nele a atual casa de comando.

 

SE é automatizada e monitorada à distância pela Central de Operações da distribuidora em Barueri

Como parte do complexo Vila Mariana, além da subestação, a distribuidora também está investindo na construção de redes de distribuição, com objetivo de expandir a rede elétrica conforme o crescimento da região.  A obra deve ser concluída até o final de 2019. Max Xavier, presidente da Enel Distribuição São Paulo, afirma que a empresa está com uma estratégia de expansão do sistema que inclui a construção de subestações, linhas e circuitos elétricos.

“Também modernizamos as nossas redes e instalamos equipamentos de automação. Somadas, todas essas tecnologias contribuem para aprimorar o atendimento e a satisfação do cliente. Trazemos o que há de mais avançado no setor para a nossa área de concessão”, comentou o executivo.

Atualmente, a Enel Distribuição São Paulo possui 162 subestações, com 463 transformadores que totalizam uma capacidade instalada de 15.420 MVA. Estão previstas também outras iniciativas, como cerca de 2,3 mil podas na região e a instalação de 7,7 km de Spacer Cable, um tipo de cabeamento mais resistente à interferência de ventos fortes, galhos e quedas de árvores.