Foz do Iguaçu recebe em novembro o XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Edição do evento internacional discutirá, entre outros temas, a gestão das águas no contexto das mudanças climáticas

A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, vai sediar entre os dias 24 e 28 de novembro o XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, fórum internacional promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) e que este ano terá como um dos temas centrais de debate a gestão das águas no contexto das mudanças climáticas. O evento é considerado o maior fórum do setor, com presença estimada de 2 mil participantes entre cientistas, profissionais, estudantes e gestores. O efeito da ação humana em ocorrências extremas, como secas e cheias, estará no centro das discussões por parte dos especialistas participantes do encontro.

“Mudanças climáticas, segurança de barragens, crises hídricas em regiões metropolitanas, revitalização de bacias e os novos desafios na gestão de recursos hídricos serão alguns dos temas em discussão no Simpósio, que traz uma programação diversificada”, detalha o presidente da ABRHidro, professor Adilson Pinheiro. Ao longo dos cinco dias do evento serão oferecidos cursos de curta duração, conferências com especialistas nacionais e internacionais, mesas redondas, palestras, summits, sessões de apresentação de trabalhos científicos e visitas técnicas. Além disso ocorrerá em paralelo a ExpoHidro, exposição de produtos e serviços do setor.

Com relação às crises hídricas enfrentadas por diversas regiões do país nos últimos anos, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) irá apresentar a experiência no enfrentamento dos períodos de seca no estado em palestra do presidente Benedito Pinto Ferreira Braga Junior, que falará sobre segurança hídrica no Brasil e no mundo. Já o diretor da Agência Nacional das Águas, Oscar Cordeiro, vai abordar a gestão das águas tendo como pano de fundo os Desafios da Governança de Recursos Hídricos. O link para inscrições e a programação completa do evento estão disponíveis pelo site https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh.