A GE anunciou nesta terça-feira, 8 de outubro, a assinatura de contrato para o fornecimento de turbinas eólicas para a EDF Renewables no Brasil. O acordo envolve a plataforma Cypress – maior modelo de turbina eólica onshore da empresa e que por aqui foi lançada na Brazil Windpower 2019. Este é o primeiro contrato da GE com a geradora no país. O contrato engloba 25 turbinas, que irão operar com potência de 5,3 MW.
As máquinas da GE serão instaladas no parque eólico Ventos da Bahia, localizado próximo aos municípios de Bonito e Mulungu do Morro, a 350 km de Salvador. A altura das unidades irá variar entre 101 e 126 metros, com pás de carbono de 77 metros e rotor de 158 metros. Quando concluída a obra o empreendimento terá uma capacidade adicional de 132,5 MW, hoje conta com 182 MW.

O contrato também inclui serviços de operação e manutenção (O&M) por um período de 20 anos para todos os equipamentos fornecidos pela GE no parque. As unidades da Cypress serão produzidas na fábrica da empresa em Camaçari (BA) e as pás serão produzidas pela LM Wind Power, uma unidade da GE Renewable Energy, localizada em Porto de Suape (PE).