EDP inaugura mais um eletroposto no Espírito Santo

Cachoeiro de Itapemirim é a quarta cidade do estado a ser contemplada pelo projeto, que prevê um total de sete pontos de recarga para veículos elétricos na região

A parceria entre EDP, Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e Senai inaugurou oficialmente na última terça-feira, 9 de outubro, o primeiro posto de recarga para veículos elétricos em Cachoeiro de Itapemirim, município localizado no Sul capixaba. O eletroposto está instalado na praça Jerônimo Monteiro, no Centro da Cidade, tendo angariado investimentos de aproximadamente R$ 350 mil. O projeto ainda prevê sete postos em todo estado, formando a maior rede de estações de recarga de veículos elétricos da região.

A unidade instalada no município permite o abastecimento simultâneo de dois automóveis, no sistema de recarga semi-rápida. Para se ter uma ideia, em apenas 1h30 é possível carregar 100% da bateria. Com plugues universais, a rede capixaba de eletropostos beneficiará também os proprietários de veículos híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico.

O diretor da EDP, João Brito Martins, destacou que liderança da empresa em inovação e sustentabilidade, estando a mobilidade elétrica totalmente alinhada aos valores da companhia. “Essa inciativa reafirma o compromisso da EDP com o Estado, pois sabemos que a mobilidade elétrica, é uma área que vai crescer muito nos próximos anos”, declarou. Além da Cachoeiro de Itapemirim, as cidades de São Mateus, Nova Venécia e Guarapari também receberão estações até o final de 2019. Já os postos da Praia de Camburi, em Vitória, Venda Nova do Imigrante, no Sul do Estado, e Linhares, no Norte, se encontram em operação.

Posto recarrega 100% da bateria de dois automóveis em 1h30  (foto:EDP divulgação)

Para o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, a parceria está conectada ao futuro do Espírito Santo. “Estamos investindo em inovação e produtividade, observando as transformações no mundo. O novo ciclo de desenvolvimento do estado passa por uma nova forma de pensar as cidades e as indústrias. Os carros elétricos são uma realidade e a implantação de uma rede de recarga colocam o estado mais uma vez em destaque no País”, argumenta Castro, acrescentando que o Senai também oferecerá cursos sobre eficiência energética e energias renováveis para os capixabas.

Quanto a utilização, a Aneel regulamenta a possibilidade de livre negociação dos preços de recarga de veículos. No caso do corredor instalado pela EDP e pela Findes, o uso será temporariamente gratuito. Custos e procedimentos ainda serão decididos pela EDP Smart, nova marca do Grupo que reúne todo o portfólio de serviços oferecidos pela companhia para clientes empresariais e residenciais. São soluções integradas nas áreas de Comercialização no Mercado Livre, Comercialização Varejista, Eficiência Energética, Energia Solar, Mobilidade Elétrica e Serviços para o Consumidor Final.