Celesc inicia seleção para projetos de P&D

Companhia procura propostas que desenvolvam soluções inovadoras para incremento de eficiência e qualidade ao setor elétrico

Visando atender às diretrizes de seu processo estratégico, a Celesc anunciou a abertura de nova Chamada Pública para Propostas de Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D, no intuito de identificar e desenvolver soluções inovadoras que promovam incremento de eficiência e qualidade ao setor elétrico nacional. O edital com as informações está disponível nesse site, com as inscrições abertas até 30 de novembro de 2019, à exceção dos Desafios relacionados à Mobilidade Elétrica Eficiente com prazo estendido até 15 de outubro de 2019 e às tecnologias Smart City, cujo período encerra em 31 de março de 2020.

Até 30 de novembro, deverão ser inscritos projetos que apresentem soluções para eficiência energética, fontes alternativas de geração de energia elétrica, gestão de bacias e reservatórios, combate a perdas comerciais; planejamento, supervisão, controle e proteção do sistema de energia; qualidade e confiabilidade, além de segurança. Segundo o gerente da Divisão de P&D e Eficiência Energética, Thiago Jeremias, “as linhas temáticas do edital resultam do trabalho de prospecção interna, em que os próprios empregados contribuíram na identificação de “dores” da Empresa, além de uma prospecção externa em que os agentes ligados à Ciência & Tecnologia também cooperaram”.

Podem contribuir instituições públicas ou privadas de ensino e/ou de pesquisa, universidades, empresas de consultoria, fabricantes de materiais e equipamentos que apresentem em seu Estatuto Social/Contrato Social/Regimento, atividades de pesquisa e desenvolvimento. Thiago aponta ainda que, com os 40 projetos atualmente em andamento, os recursos investidos pela concessionária na área podem chegar a R$ 120 milhões no período 2019-2020.