A Total Eren anunciou nesta terça-feira, 15 de outubro, sua entrada no mercado chileno. A companhia adquiriu 50% de participação da empresa SunPower no projeto solar Santa Isabel, de 190 MWp, localizado na região norte do Chile, próximo ao município de María Elena, a cerca de 1.500 km da capital Santiago. O projeto solar representa um investimento total de US$ 200 milhões, porém com potencial de expansão para 280 MWp.

“Estamos muito satisfeitos em entrar no mercado chileno de energias renováveis com a Santa Isabel, que é um projeto solar muito promissor. Com essa nova etapa, desenvolvemos ainda mais nossa presença na América Latina, região onde já estamos bem estabelecidos, com 320 MW de projetos solares e eólicos na Argentina e no Brasil que estão atualmente em operação ou em construção. O mercado chileno de energia renovável oferece um alto potencial de crescimento e estamos convencidos de que este é o começo de uma trajetória promissora para a Total Eren neste país”, declarou o vice-presidente executiva e chefe global de desenvolvimento de negócios da Total Eren, Fabienne Demol.

Em maio de 2016, o projeto Santa Isabel fechou contrato de venda de energia com a principal geradora privada chilena Colbún. O acordo foi seguido de um contrato de financiamento com um grupo de bancos internacionais, assim como já foi assinado um contrato de construção da usina em regime turnkey com a Steling & Wilson, em agosto de 2019. O projeto solar tem previsão de comissionamento no quarto trimestre de 2020, com expectativa de gerar 500 GWh por ano.

Através desse projeto, a Total Eren entra no mercado chileno de energia renovável, onde a companhia vê grande potencial de crescimento para geração de energia limpa. A Total Eren informou que continuará o desenvolvimento da expansão do projeto solar Santa Isabel, que está em negociação avançada para firmar outros contratos privados de venda de energia.