Comunidades indígenas no Oeste do Pará recebem energia elétrica

Iniciativa da Celpa faz parte do Programa Luz para Todos e deve beneficiar 130 famílias, facilitando a rotina no campo e a produção de farinha

As comunidades indígenas, Mamãe Anã, localizada a 128 Km da área urbana de Jacareacanga, e São Martins, há 30 Km do referido município, já contam em parte com fornecimento de energia elétrica. É que a Celpa está avançando com as obras do Programa Luz para Todos, que irá beneficiar um total de 130 famílias que residem nas duas localidades do oeste do Pará.

A iniciativa, cuja previsão de conclusão é para abril de 2020, envolve a implementação de mais de 1.300 postes de concreto e 52 transformadores, que irão garantir energia de qualidade e segura para os consumidores que ainda não possuem eletricidade em seus lares ou com atendimento irregular. Segundo a concessionária, o investimento gira em torno de R$ 2,9 milhões e irá facilitar a rotina de trabalho no campo, alavancando a produção da farinha e até propiciando a melhor conservação de alimentos.

Para o executivo de Expansão da Celpa, Lúcio Oliveira, o trabalho vai contribuir para o desenvolvimento da região. “Nosso objetivo é oferecer dignidade para esse povo, contribuindo com avanços nos processos básicos que são saúde, educação e cultura. Desta forma, a população passa a ter mais qualidade de vida, compartilhando as mesmas vantagens dos grandes centros”, acrescenta.