Aplicativo é lançado para ensinar gestão eficiente de energia nas cidades

Iniciativa da Eletrobras no âmbito do Procel começará a ser implementada em escolas públicas dos ensinos fundamental II e médio a partir de março de 2020

Desenvolvido para promover o conhecimento lúdico sobre o uso eficiente de energia, o game “Supereficiente” pretende trazer uma noção de como é gerenciar uma cidade para ser mais eficiente no uso da eletricidade, o que exige uma tomada de decisões pautadas em valores sustentáveis. O aplicativo terá pré-lançamento na 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que começou na última segunda-feira (21), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

O jogo faz parte do programa educativo “Energia que Transforma” – parceria entre a Eletrobras, no âmbito do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) e a Fundação Roberto Marinho/Futura – e começará a ser implementado em escolas públicas dos ensinos fundamental II e médio a partir de março de 2020. O público da SNCT poderá jogar o game em primeira mão, em tablets ou smartphones no estande da Eletrobras no evento. No app, em diversos cenários de cidades, com variantes como estações do ano e necessidades de iluminação e refrigeração, o usuário terá que fazer escolhas de forma a manter o consumo de energia abaixo do limite. A cada experiência bem-sucedida, o jogador sobe de nível, liberando o acesso a novas cidades.

A próxima fase do “Energia que Transforma” será em 2020. A partir do kit pedagógico com conteúdo audiovisual, material didático e game, serão realizadas oficinas de formação de professores em escolas e ações de mobilização com estudantes, com o objetivo de disseminar informações e incentivar atitudes para a eficiência energética. O projeto teve início em 2012 e já beneficiou mais de 3 mil professores e 60 mil estudantes no país.