Encontro Anual do Mercado Livre 2019 debate reforma, futuro e perspectivas da comercialização

Evento será realizado de 21 a 23 deste mês na Bahia

A edição 2019 do Encontro Anual do Mercado Livre, que será realizada de 21 a 23 de novembro na Bahia, já está com a sua programação pronta. Após a cerimônia de abertura, o painel “A reforma setorial: projetos e tramitação” vai contar além do presidente executivo da Associação Brasileira das Comercializadora de Energia, Reginaldo Medeiros, com a presença de André Pepitone, diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Arnaldo Jardim, deputado federal (Cidadania-SP), de Mario Menel – Presidente do Fórum de Associações do Setor Elétrico e do senador Marcos Rogério (DEM/RO).  O Encontro é promovido pelo Grupo CanalEnergia/ Informa Markets.

No segundo dia do EAML, “A comercialização de Energia no novo mercado”, traz para o debate novos produtos e serviços oferecidos pelos comercializadores, a venda de excedentes de GD no Mercado Livre e a Negociação de Derivativos Financeiros de Energia. Carlos Ratto, presidente da BBCE; Cristopher Vlavianos, presidente da Comerc; Daniel Rossi, CEO da Capitale e o diretor da Aneel Rodrigo Limp, participam do debate, que antes de começar será precedido por uma apresentação de Luiz Augusto Barroso, CEO da PSR.

Em seguida, o terceiro painel é o “Futuro da Geração Centralizada e o Mercado Livre de Energia”. A discussão vai girar em torno de questões como a correta alocação de Custos e riscos, a descotização e alocação do risco hidrológico, a comercialização da energia em Itaipu, da Solução para o MRE, a integração Gás e Eletricidade, a contratação de capacidade e novas formas de financiamento. Quem participa dele é Alexandre Siciliano, chefe de departamento da Área de Energia do BNDES; Guilherme Velho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia; Paulo Tarso, Diretor Presidente da Petrobras Comercializadora; Robert Klein, CEO da Voltalia e Sandro Yamamoto, diretor técnico da Associação Brasileira de Energia Eólica.

“Distribuidoras prestando serviços e gerenciando compras de energia no mercado livre”, o último painel do dia, começa com apresentação do ex-diretor da Aneel do sócio da Rege barros Correia Advogados e ex-diretor da Aneel Tiago Barros. A mesa redonda vai ser formada por Alessandra Amaral, diretora de Energia da Light; por Donato Filho, diretor de Regulação e Planejamento da EDP e Edvaldo Santana, vice-presidente de Estratégia e Novos Negócios da Electra Energy. No dia 23, João Melo, presidente da Thymos Energia, faz a palestra “Perspectivas do Mercado Livre – Fatos e Expectativas”, discorrendo sobre os desafios com a nova precificação, os novos produtos, os avanços mundiais no mercado e as perspectivas de uma nova legislação.

Serviço:

Encontro Anual do Mercado Livre
Data: 21 a 23 de novembro de 2019
Local: Tivoli Ecoresort Praia do Forte – Bahia
Mais informações: www.encontromercadolivre.com.br