RGE vai aumentar em 40% a capacidade energética no Vale do Taquari

Investimento para implementação de nova linha de distribuição é de R$ 9,2 milhões

Com o objetivo de transformar o cenário energético na região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, a RGE anunciou o início das obras de construção de uma nova linha de distribuição em alta tensão entre Lajeado e Arroio do Meio, visando a expansão de 40% na capacidade de fornecimento de energia elétrica a pelo menos 55 mil clientes nas duas cidades. A iniciativa, cujo investimento é de R$ 9,2 milhões, também irá beneficiar municípios próximos como Roca Sales, Encantado, Relvado, Doutor Ricardo, Vespasiano Corrêa e Muçum.

A nova linha irá interligar as subestações Lajeado 1 e Arroio do Meio e se coloca como uma outra opção de fonte de alimentação para os consumidores, num reforço que garantirá o abastecimento quando for preciso desligar uma das fontes, seja para obras programadas ou mesmo em situações de contingência. Nesses casos, a nova LD poderá abastecer os clientes. A estrutura terá 11 km de extensão e 120 postes e deverá passar pela rodovia RS-130, cortando bairros como Florestal e Santo André, em Lajeado, e Barra da Forqueta e Bela Vista, em Arroio do Meio.

A expectativa é que o empreendimento entre em operação ainda no primeiro semestre de 2020. Uma vez em funcionamento, a linha permitirá que o sistema elétrico da região também fique mais protegido contra temporais e ventanias, reduzindo os riscos de interrupção no fornecimento de energia. Segundo a Consultora de Negócios da RGE no Vale do Taquari, Katiele Walendorff dos Santos, o início das obras reafirma o compromisso da distribuidora com a qualidade no fornecimento e um sistema mais robusto e confiável, “assegurando a capacidade de atendimento para novos empreendimentos industriais e comerciais, inclusive de grande porte”, comenta a consultora.