Ampliação de PCH no Paraná entra no rol de projetos prioritários

Decisão envolve usina de 24 MW com obra indo até 2022; MME também enquadra projeto do Lote 11 do Leilão nº 02/2017 da Aneel

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia atendeu ao pedido feito pela empresa PCH BV II – Geração de Energia S.A, controlada pela Ibema Participações, e aprovou como prioritário o projeto de ampliação da pequena central hidrelétrica Boa Vista II, que irá triplicar sua potência por meio da implantação de duas turbinas, passando de 8 MW para 24 MW de capacidade instalada no Paraná.  As obras estão datadas para terminarem em outubro de 2022.

O MME também enquadrou como prioritário a iniciativa para implantação de instalações de transmissão de energia elétrica relativas ao Lote 11 do Leilão nº 02/2017 da Aneel e de titularidade da SPE Itamaracá Transmissora, cujas ações pertencem a construtora Montago. O projeto abarca a construção da subestação Fiat Seccionadora 230/69 kV, 2 x 150 MVA, além das conexões de unidades de transformação, entradas de linha, interligações de barramentos e instalações necessárias às funções de medição, supervisão, proteção, comando, controle e comunicação. As obras acontecem no estado do Pernambuco e tem previsão para serem finalizadas em janeiro de 2023.