Energia: preço spot recua 8% para a próxima semana

ESS previsto para novembro está em R$ 490 mil; afluência esperada está bem abaixo da média história para novembro

O Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) recuou, em média, 8% em todos os submercados para a próxima semana do mês (9 a 15 de novembro), informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

As afluências foram revisadas, com expetativa de ficar abaixo da média história (64%) para o Sistema Interligado Nacional (SIN). Na região Sudeste, a expectativa está em 60%; no Sul, 99%; no Nordeste, 21% e no Norte, 68%.

Para a próxima semana, a expectativa de carga prevista do SIN está 102 MW médios mais alta do que a estimativa da semana anterior: no Sudeste/Centro-Oeste e no Norte não houve alteração; no Sul houve redução (-104 MW médios) e no Nordeste houve aumento (+206 MW médios).

Os níveis dos reservatórios do SIN ficaram cerca de 1.774 MW médios acima do esperado, com elevações no Sudeste (+409 MW médios), no Sul (+1.317 MW médios), no Nordeste (+156 MW médios) e redução no Norte (-108 MW médios).

O fator de ajuste do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE) estimado para novembro passou de 70,2% para 69,6%. O Encargo de Serviço do Sistema (ESS) previsto para novembro está em R$ 490 mil, sendo em sua totalidade referente às restrições operativas.