RGE instala 20 painéis solares em hospital no interior gaúcho

Sistema de 6,6 kWp servirá para companhia analisar eficácia do projeto, que prevê também a troca de todo sistema de iluminação interno da instituição

A RGE finalizou a implementação de uma pequena usina de geração solar no telhado do Hospital Bruno Born, localizado na cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul. Além da produção de energia, o projeto também contemplou a troca de todo o sistema de iluminação interna da instituição e a substituição de um motor. O investimento foi de R$ 287 mil, incluindo todas as frentes de trabalho.

As ações foram concluídas em outubro e já podem ser percebidas por quem frequenta o Hospital. Já na entrada é possível visualizar as novas lâmpadas de LED, que modernizaram a iluminação interna de todos os setores. Ao todo, 2.277 lâmpadas menos eficientes foram substituídas.

Já a usina de geração de energia a partir da luz do sol é formada por 20 painéis e uma capacidade instalada de 6,6 kWp. A ideia da concessionária é analisar o projeto por um ano a fim de avaliar de forma eficaz os resultados obtidos e proceder com eventuais ajustes. A companhia também trocou um motor do hidrante antigo por uma nova unidade, mais eficiente e econômica.

O conjunto das ações proporcionará uma redução de 132,64 MWh ao ano no consumo de energia e a redução de 26,36 kW na demanda de ponta. A entrada em operação do novo empreendimento também evitará a emissão de 118,5 toneladas de CO2 na atmosfera.

Segundo a engenheira eletricista e analista de Eficiência Energética da RGE, Letícia Dotta Rech, a estimativa é de que a usina, somada ao novo sistema de iluminação interna do hospital, gere uma economia média de R$ 70 mil reais ao ano na conta de luz do hospital. “As lâmpadas de LED, além de serem até 80% mais econômicas que as antigas, têm vida útil de cerca de 25 mil horas. Somada à instalação da UFV e à troca do motor, estamos transformando completamente o cenário energético do hospital”, destaca a analista.

Já a Consultora de Negócios da RGE no Vale do Taquari, Katiele Walendorff dos Santos, salientou a importância do Hospital Bruno Born para toda a região e reafirmou o compromisso da distribuidora em auxiliar instituições públicas com ações na área de eficiência energética. “As ações beneficiam todos os usuários da instituição e também os funcionários, passando a instituição a ter um ganho significativo na iluminação interna e na conta de luz, que terá valor reduzido podendo destinar esse valor para outras necessidades internas”, comenta Katiele.

O Hospital é referência para pelo menos 38 municípios do Vale do Taquari. A instituição, que é filantrópica, atende casos de média e alta complexidade, sendo reconhecido com excelência nas especialidades de cardiologia, neurologia, oncologia e nefrologia. Os projetos executados neste ano na instituição são resultado da Chamada Pública de Projetos do ano passado da RGE.