Abradee alerta para ‘fake news’ sobre corte de luz durante jogo do Flamengo

Notícia falsa que afirma manutenção programada na rede elétrica durante final da Libertadores envolveu diversas concessionárias de energia em publicações nas redes sociais

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) emitiu uma nota nessa sexta-feira, 22 de novembro, para esclarecer ao público geral que são falsas as mensagens que tem circulado nas redes sociais afirmando que haverá corte de energia programado para manutenção na rede elétrica durante a final da Taça Libertadores entre Flamengo e River Plate, no próximo sábado (23). A fake news viralizou nos últimos dias sob diversas formas e envolvendo diferentes concessionárias de energia do país.

A entidade lembrou que todas as informações disponibilizadas pelas empresas de distribuição, sejam elas sobre manutenção, cortes programados, ou de qualquer ordem, são emitidas por meio de comunicados em seus respectivos canais oficiais. “A Abradee recomenda que antes de repassar qualquer notícia deste tipo, que o cidadão informe-se por meio dos canais oficiais da sua concessionária de energia elétrica”, finaliza o documento, assinado pelo presidente da Associação, Marcos Aurélio Madureira.