EDP e Grupo Águia Branca vão investir em recarga para ônibus elétrico

Iniciativa tem com duração de cerca de dois anos e investimento total de R$ 6,6 milhões

A EDP e o Grupo Águia Branca, através da VIX Logística, assinaram na última quarta-feira, 27 de novembro, um contrato para viabilizar um projeto-piloto de mobilidade, com objetivo de desenvolver um sistema de recarga para frotas de ônibus elétricos no Espírito Santo.

A iniciativa, com duração de cerca de dois anos e investimento total de R$ 6,6 milhões, foi contemplada na Chamada Pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para o tema Mobilidade Elétrica Eficiente, via fundo de Pesquisa e Desenvolvimento. O projeto-piloto será composto por um ônibus elétrico e por quatro estações de recarga, operando de forma integrada por meio de uma plataforma de gestão, que permitirá a realização de testes de funcionalidade e do modelo de negócio.

A EDP será a responsável pela gestão geral e desenvolvimento do projeto, além de prover os serviços de mobilidade elétrica. A VIX Logística é o principal parceiro operador do ônibus, que realizará os testes de funcionalidade e as análises de viabilidade. Também participarão do consórcio as empresas Siemens, como fornecedora das soluções de carregamento, e a Certi, que contribuirá com estudos específicos de mercado, questões regulatórias e análises de viabilidade econômica.