AES Tietê firma acordo de compra e venda de energia com mineradora

Contrato com a Anglo American tem início do fornecimento de 79 MW médios em 2022 e duração de 15 anos

A AES Tietê formalizou na última segunda-feira (02) um Acordo de Compra e Venda de Energia (PPA) para o fornecimento de 79 MWmédios pelo prazo de 15 anos para a empresa Anglo American Níquel Brasil Ltda. A entrega começa a partir de 2022. Como próximo passo, a companhia dará início em 2021 à construção do Complexo Eólico Tucanos, localizado na Bahia. Com 167,4 MW de capacidade instalada, o investimento estimado é de aproximadamente R$ 670 milhões.

A Anglo American é uma empresa global de mineração diversificada, com mais de 100 anos de história, tem operações nos seguintes continentes: América do Sul, América do Norte, Ásia, África e Europa. Em comunicado ao mercado, a AES afirmou que a iniciativa “reforça o engajamento da companhia com a estratégia de crescimento por meio de projetos que criam valor para nossos acionistas”.

Vale lembrar que a geradora formalizou outra importante parceria com a Unipar Carbocloro no dia 11 de novembro, a qual envolveu a formalização de uma Joint Venture para o desenvolvimento de um parque eólico na mesma região e um PPA de 20 anos de duração. A Unipar é a maior produtora de cloro e soda da América do Latina e o projeto possui estimativa de investimentos na ordem de R$ 620 milhões, a ser dividido entre as duas empresas.