Cemig inaugura SE de R$ 8,2 milhões

SE Elói Mendes vai beneficiar áreas urbana e rural da cidade

A Cemig entregou, no último dia 20 de dezembro, uma nova subestação de energia no município de Elói Mendes. Com investimento de R$ 8,2 milhões, a subestação beneficia toda a população urbana e parte da área rural do município. O empreendimento acrescenta, inicialmente, 15 MVA de potência ao sistema elétrico da região, beneficiando diretamente mais de 27 mil pessoas.

De acordo com Paulo Clebicar, gerente de Expansão e Manutenção da Alta Tensão da Distribuição da Cemig, além de proporcionar melhoria da qualidade do fornecimento de energia ao município, a SE Elói Mendes vai aumentar a disponibilidade de energia para atender a novas cargas e auxiliar no desenvolvimento econômico e social da região.

Todas as operações da subestação serão telecomandadas remotamente via Centro de Operação da Distribuição da Cemig. Totalmente digitalizada, a SE possui um sistema integrado de supervisão, comando, controle e proteção, que permite aos operadores realizarem, à distância, as intervenções necessárias nos equipamentos de alta tensão. Isto reduz o tempo de interrupção, em caso de falhas ou ocorrências acidentais no sistema elétrico. Para conectar a nova subestação ao sistema da distribuidora, foi implantada uma rede aérea com tecnologia de última geração que propicia maior proteção, minimizando o impacto da vegetação, um dos principais causadores de interrupções no fornecimento de energia em dias de fortes ventos e chuvas, e outros agentes externos.