Elipse Power 5.1 traz novidades nos módulos ADMS e Self-Healing

Atualização da plataforma para gerenciamento de sistemas elétricos gera diagramas com base no sistema OMS, aprimorando a operação das redes de distribuição

A plataforma integrada para gerenciamento de sistemas elétricos, Elipse Power, acaba de receber sua última versão 5.1, que agrega novidades aos módulos destinados às distribuidoras e plantas de energias renováveis. O anúncio foi feito na quinta-feira, 2 de janeiro, pela desenvolvedora Elipse, especializada em soluções de software para supervisão e controle em tempo real de processos industriais, energia, saneamento e infraestrutura.

A atualização ADMS visa aprimorar a operação da rede das distribuidoras, permitindo criar diagramas esquemáticos automaticamente com base nos dados do sistema OMS (Outage Managent System) do cliente. Com isto, possibilita visualizar de forma simplificada a rede, contemplando alimentadores vizinhos e disjuntores de saída das subestações. Além disso, indica a direção do fluxo da potência ativa em redes radiais e o alimentador responsável pela energização dos trechos transferidos nos diagramas.

Versão 5.1 permite criar diagramas esquemáticos contemplando alimentadores vizinhos (foto: Elipse)

Já o módulo Self-Healing apresenta novidades como o suporte a redes de distribuição com banco de capacitores e a leitura do estado de jumpers. Também recebeu melhorias no desempenho da sua inicialização quando integrado ao modelo de rede proveniente do sistema OMS.

O Elipse Power Renewable, ferramenta para supervisão e controle de plantas de energia renovável e subestações de interligação, foi outro módulo que recebeu upgrades nos equipamentos que podem ser instanciados nos modelos elétricos de parques solares. Assim, permite que disjuntores e religadores sejam modelados.