EDP Espírito Santo recupera 150 GWh com fiscalização em 2019

Distribuidora registrou 57 mil ligações clandestinas em 125 mil inspeções realizadas, reavendo energia equivalente ao consumo de Guarapari por cerca de um ano

No balanço das ações de combate ao furto de energia elétrica em 2019, a EDP Espírito Santo registrou 57 mil casos de ligações clandestinas ligadas diretamente à rede, sem qualquer ponto de medição. O montante de energia recuperado, cerca de 150 GWh, é 6,2% superior ao ano anterior, sendo equivalente, à título de comparação, ao consumo do município de Guarapari por cerca de um ano.

Ao todo foram 125 mil ações de fiscalização realizadas pela distribuidora nos 70 municípios capixabas de sua concessão. Em 69 mil casos, foram inspecionadas unidades consumidoras com suspeitas de irregularidades, tais como manipulações ou desvios no medidor.

A detecção de potenciais alvos de irregularidade é realizada por equipes técnicas com treinamento e equipamentos específicos para identificar manipulações nos medidores ou qualquer anormalidade na rede, sendo também feita por meio da análise computacional com o uso de algoritmos, métodos e ferramentas estatísticas, que apresentam diversos padrões de consumo dos clientes.