Vestas instala primeira turbina acima de 4MW do Brasil 

No total serão 24 máquinas, que vão fazer parte do parque eólico de 101 MW da Echoenergia, na Serra do Mel, no Rio Grande do Norte

Conforme a Agência CanalEnergia já havia adiantando em entrevista com o presidente da empresa, a dinamarquesa fabricante de turbinas eólicas Vestas finalizou a instalação da primeira máquina de 4.2 MW do Brasil. Esta é a primeira de 24 unidades que vão fazer parte do parque eólico de 101 MW da Echoenergia, na Serra do Mel, no Rio Grande do Norte. Com pás de 73,3 metros de comprimento e a torre de aço mais alta do país, a V150-4.2MW vendeu mais de 2,6 MW em 15 meses, um recorde para a empresa e para o setor de energia eólica.

Em comunicado, Rogério S. Zampronha, presidente da Vestas no Brasil e LATAM Sul, destacou que este é um momento histórico para a empresa e para o Brasil. Com a V150-4.2MW foi ultrapassada a barreira dos 4 MW em um só equipamento,  o que coloca o país em um grupo seleto no cenário internacional de energia renovável.

Edgard Corrochano, presidente da Echoenergia, comentou que a parceria reflete a eficiência operacional da empresa  e evidencia o objetivo de querer ser a maior e mais eficiente empresa de energia eólica do país.

O parque eólico de 101 MW Echoenergia na Serra do Mel irá gerar mais de 520 GWh de energia por ano. Isso equivale ao consumo residencial médio anual de 900 mil pessoas. Assim que estiver operacional, o parque eólico irá contribuir para uma redução de emissões correspondente a 50,2 mil toneladas de CO2.

Vestas vende mais de 3 GW na América do Sul em 2019