Enercred anuncia 15 MW solares para Minas Gerais em 2020

Planejamento prevê duas novas UFVs para geração distribuída no estado, com a primeira sendo entregue em abril

A Enercred anunciou planos de ampliar em 15 MW a sua capacidade instalada de geração em 2020. A primeira fazenda solar, com potência total de 5MW, é um investimento da Safira Energia, acionista da empresa, e está sendo construída por uma companhia canadense no município de Montes Claros, Norte de Minas Gerais, com previsão da primeira unidade iniciar a operação no mês de abril.

Outros contratos foram fechados para a gestão do faturamento de clientes de mais quatro usinas, cada uma de 2,5 MW, e que devem ser inauguradas em maio em Juiz de Fora e Paraisópolis, no sul do estado. O CEO da empresa, José Otávio Carneiro Bustamante, afirmou que a expansão possibilitará o incremento em dez vezes do número de clientes que poderão alugar um percentual da energia produzida pelas unidades, com benefício de uma redução de até 10% no valor da conta de luz.

O serviço funciona como uma assinatura mensal, da qual o cliente aluga um percentual das micro e mini usinas solares da companhia, que cuida de compartilhar a energia com benefícios em termos de custo. Atualmente, mais de 1.200 consumidores mineiros já se beneficiam dos serviços, indicado para faturas superiores a R$ 200,00. Todo o processo é feito digitalmente, pela internet ou por meio de aplicativo disponível para smartphones.

Hoje a Enecred possui duas UFVs em operação em Pedralva, cada uma com capacidade de 100 kWp. Outras dez plantas, com a mesma capacidade, estão sendo construídas na região: quatro no mesmo município e outras seis distribuídas entre Caxambu, Baependi e São Lourenço.