UHE Jirau bate recorde e já é a 3ª maior geradora do país

Hidrelétrica produziu 5,2% de toda energia do país em janeiro, ficando atrás apenas de Itaipu e Belo Monte, segundo o ONS

Com 3.540,64 MW produzidos em janeiro, a hidrelétrica Jirau obteve a maior geração mensal de sua história, o que representou 5,2% de toda a energia do país neste período, no caso 68.206,46 MW médios. Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico e colocam a UHE em posição de destaque como a 3ª maior geradora do país, depois de Itaipu e Belo Monte.

O presidente da usina, Edson Silva, explica que diversos fatores influenciaram no recorde. “Temos um time técnico muito qualificado, tecnologia de alta performance na operação e um planejamento anual muito assertivo para o cronograma de manutenção das nossas máquinas, garantindo assim, máxima disponibilidade para geração de energia no período úmido”, destaca Silva.

De acordo com o diretor de Operação da UHE Jirau, Isac Teixeira, durante todo o mês de janeiro, a central manteve suas 50 Unidades Geradoras disponíveis e, adicionalmente, o sistema de transmissão para escoamento da produção vem operando adequadamente. Cada turbina pode produzir até 75 MW, somando uma capacidade instalada de 3.750 MW, volume suficiente para atender mais de 40 milhões de pessoas ou 10 milhões de residências.