Distribuidoras comemoram resultados no Prêmio Aneel de Qualidade

Celesc teve a melhor avaliação pelos consumidores, enquanto EDP foi reconhecida pelo crescimento no ano e CEB pela liderança na região Centro-Oeste do país

Pela primeira vez em sua história, além de vencer na região Sul, Celesc foi a distribuidora mais bem avaliada pelos consumidores residenciais na categoria nacional do Prêmio Aneel de Qualidade, entregue na última quarta-feira (12), entre as empresas que atendem mais de 400 mil unidades consumidoras. Enquanto isso, a EDP Espírito Santo comemorou a classificação como uma das três concessionárias que mais cresceram no período 2018-2019, e a CEB por sua liderança na região Centro-Oeste do país, melhorando 12,5% na nota de avaliação em relação ao ano anterior.

O levantamento do órgão regulador aconteceu ao longo do ano passado, através de pesquisa de opinião realizada em todo o Brasil, de forma presencial e domiciliar pela empresa Qualitest – Inteligência em Pesquisa, entre 22 de julho a 13 de novembro de 2019. A avaliação se propôs a coletar a percepção dos clientes a respeito da qualidade e do valor percebido, da sua confiança no fornecedor, fidelidade e satisfação integral. Foram entrevistados 27.308 consumidores residenciais, de 596 municípios atendidos pelas 91 distribuidoras de energia elétrica.

Na área de concessão da Celesc, foi aferido índice 77,10 ao grau de satisfação pelos serviços prestados, bem acima do índice médio nacional para a categoria, que foi de 67,38. “Quero agradecer a cada um de vocês, em nome de toda a Diretoria. Somos todos nós que fizemos a melhor concessionária de energia elétrica do País. Vamos em frente!”, celebrou o presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins. Para o governador Carlos Moisés, o reconhecimento é um orgulho. “É a primeira vez que a Celesc recebe esse prêmio com destaque nacional em qualidade de entrega de serviços ao consumidor”.

EDP também se destaca

Já a EDP Espírito Santo ficou classificada como uma das três distribuidoras de energia na categoria de maior crescimento no período quanto a satisfação dos clientes residenciais. “Estar entre as três melhores do país é um reconhecimento pelo trabalho que realizamos continuamente na ampliação da oferta e melhoria da qualidade do serviço no Espírito Santo”, declarou o diretor da EDP no Espírito Santo, João Brito Martins.

Nos últimos cinco anos, a companhia realizou aportes da ordem de R$ 1,3 bilhão no estado. Entre as obras realizadas, estão contempladas a expansão e construção de duas subestações, em Afonso Cláudio e Santa Maria de Jetibá, bem como construção e recapacitação de linhas de distribuição de alta tensão, que acrescentarão ao sistema 75 MVA de potência instalada e 255 Km de novas linhas e redes.

O estado também teve implantado o primeiro sistema autônomo para monitoramento e análise de redes elétricas do setor no país, segundo a EDP. A operação consiste na disponibilização de drones de última geração para inspeção dos ativos de energia nas áreas de Distribuição e Transmissão da companhia.

CEB vence no Centro-Oeste

Na cerimônia de premiação promovida pela Aneel, a CEB Distribuição sagrou-se campeã na região Centro-Oeste. Sob o comando da atual gestão, que assumiu em janeiro de 2019, a companhia do Distrito Federal melhorou seus índices na avaliação em relação ao ano anterior, ficando em 7° lugar dentre 31 empresas. “Receber esse prêmio é uma alegria, fruto de um trabalho de muito esforço para reestruturar e equilibrar a companhia, além de prestar um serviço de boa qualidade para o consumidor”, pontuou Edison Garcia, Diretor-Geral da CEB Distribuição.

Segundo o Secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires, que representou o Governador Ibaneis Rocha na premiação, o Presidente Edison tem feito uma administração extraordinária de recuperação da empresa. “Nós todos aplaudimos e reconhecemos o esforço, tanto da diretoria como de todos os funcionários da CEB, neste trabalho reconquista da credibilidade junto ao consumidor. Um prêmio que tem efeito muito mais forte para aqueles que, em seu dia a dia, enfrentam desafios para fazer a empresa funcionar cada vez melhor”, completou.