A Cemig colocou em operação a Subestação Itabira 6, construída no bairro Vale do Sol, no município de mesmo nome. Com investimento de R$ 8,7 milhões, a nova subestação tem capacidade para fornecer energia para de 27 mil pessoas, e vai proporcionar maior qualidade no fornecimento de energia da região, além de possibilitar o atendimento à novas cargas no município e em Santa Maria de Itabira.

De acordo com o gerente de Expansão e Manutenção da Alta Tensão da Distribuição da Cemig, Paulo Clebicar, além de proporcionar melhoria da qualidade do fornecimento de energia à região, a Subestação Itabira 6 utiliza a tecnologia mais atual, garantindo confiabilidade e aumentando a disponibilidade de energia, com possibilidade de atrair novos empreendimentos e gerar mais empregos à população. Totalmente digitalizada, a subestação possui um sistema integrado de supervisão, comando, controle e proteção, que permite aos operadores realizarem, à distância, as intervenções necessárias nos equipamentos de alta tensão. Isto reduz o tempo de interrupção, em caso de falhas ou ocorrências acidentais no sistema elétrico.

Segundo o gerente de Expansão e Manutenção Preventiva da Média e Baixa Tensão da Distribuição, Carlos Augusto Valentim, para melhor aproveitamento da capacidade de carga da nova subestação, estão sendo realizadas diversas obras no município, para readequação dos circuitos de distribuição que compõe a rede elétrica da cidade. Serão ao todo quatro alimentadores de 13,8 kV que atenderão as empresas e residências de Itabira e Santa Maria de Itabira, trazendo benefícios importantes à população, como o fornecimento de energia com mais confiabilidade e rapidez no restabelecimento.