A BYD trouxe para o Brasil o ESS Container: uma solução de armazenamento de energia que utiliza baterias de fosfato ferro-lítio que possuem um ciclo longo de vida e uma alta densidade energética, capaz de armazenar grandes quantidades de energia.

O primeiro projeto de larga escala instalado em condômino de casas residenciais, uma parceria da parceria da Alsol com a Cemig, em Uberlândia. Com 220 baterias, que juntas armazenam 1,36MWh. O sistema é capaz de abastecer cem casas por dois dias inteiros. A Cemig/ Alsol recebeu menção honrosa no prêmio internacional Solar & Storage Live Awards 2019 na categoria International Solar and/or Storage Project of the Year, o maior evento de energia renovável do Reino Unido.

“A Alsol buscava fornecedores que conseguissem honrar seus compromissos. Com o estabelecimento da fábrica da BYD em Campinas, essa parceria ficou ainda mais sólida. Quando o nosso projeto de pesquisa e desenvolvimento com a Cemig começou a ser desenvolvido, optamos por fazer a primeira compra das baterias de armazenamento de ferro lítio. É uma iniciativa pioneira”, afirma Gustavo Malagoli Buiatti, fundador e CTO da Alsol.