Chuvas no outono devem ficar perto da média, diz Climatempo

Bacia do rio Paranapanema deve ter hidrologia melhor no período

As chuvas no outono devem ficar próximas da média histórica. Em coletiva realizada nesta segunda-feira, 16 de março, o meteorologista do Climatempo Filipe Pungirum revelou que apesar de ser normal uma redução nas chuvas nessa época do ano, o desempenho deve ser bom e na média de longo termo. “Temos performances muito boas de produção, principalmente as contribuições da bacia do rio Grande e do rio Paranaíba para o rio Paraná”, afirma.

Ele também prevê uma tendência boa de afluências no Sudeste/ Centro-Oeste na nova estação, ficando perto da MLT. O rio Parapanema, que apesar de ficar na região Sudeste teve comportamento similar ao da região Sul –  de poucas chuvas no trimestre – também terá um bom outono. “A expectativa é de melhora no quadro de chuvas ao longo do outono, com chuvas acima da média”, avisa. Ele prevê que no fim de junho o quadro de seca/retorne.

A região Sul, que vem tendo uma hidrologia fraca, com estiagem severa, tem a previsão de boas chuvas em abril, embora ainda abaixo da média, com previsão de melhora. “A expectativa é de início de melhora em abril e recuperação plena em maio, acima da média”, explica. O Nordeste tem expectativa de chuvas acima da média no Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão e o restante diminui em abril. Em maio, o quadro se repete, enquanto em junho, chuvas acontecem na costa leste.

Pungirum ressaltou ainda que o bom período úmido trouxe uma boa perspectiva para o outono, já que essas chuvas acabam controlando os níveis dos reservatórios para o restante do ano. Esse bom cenário permitiu bandeira verde na tarifa de energia.