EDP anuncia inscrições para desafio global entre universitários

Estudantes tem até 17 de abril para apresentar soluções inovadoras envolvendo sustentabilidade no setor elétrico; Brasil terá três vagas na grande final em Lisboa

A EDP está com inscrições abertas para o 11º EDP University Challenge 2020, competição que busca aproximar estudantes universitários do mundo corporativo por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras. A edição 2020 traz como tema “Sustentabilidade” e receberá projetos voltados para Eficiência Energética e Economia Circular. A competição acontece em três países onde a companhia está presente – Portugal, Espanha e Brasil, com a final global acontecendo em Lisboa.

As inscrições podem ser realizadas até 17 de abril por meio desse site e estão abertas a todos universitários, podendo ser apresentados projetos nas áreas de engenharia, gestão ambiental, administração, economia, comunicação, dentre outros. Os dez melhores participam da final brasileira, em São Paulo, no mês de setembro. Já os três melhores de cada um dos três países estarão na grande final, que acontece em outubro, em Lisboa. A equipe vencedora global ganhará uma viagem ao Vale do Silício para todos os integrantes, além do professor orientador.

“Acreditamos que o grande objetivo do concurso é aproximar a academia do mercado de trabalho, estimulando assim os universitários a aplicar seus conhecimentos em um grande projeto focado no setor elétrico. Dessa sinergia podem surgir novas tendências, que influenciem o mercado e beneficiem a sociedade”, destaca Catarina Craveiro, gestora executiva de Comunicação Interna.

Segundo o edital, as propostas de Eficiência Energética podem ser nas áreas de Energias Renováveis – com foco em solar (internet das coisas, energia solar residencial, energia solar para comunidades) e Mobilidade Elétrica (substituição de transportes públicos, gestão de consumos e gestão de cargas e gestão de contas em condomínios).

Já na Economia Circular, as iniciativas devem propor desenvolvimento e integração de soluções de Inteligência Artificial e IoT aplicadas às várias etapas da economia circular (5 R´s: Reciclagem; Renovação; Reutilizar; Reparação e Recolha) ou soluções tecnológicas que tornem mais eficiente a concretização de cada um dos 5 R’s.

Os trabalhos serão avaliados principalmente pela inovação e criatividade. Dentre os critérios de avaliação estão a metodologia aplicada, apresentação do projeto, implementação, adequação à realidade da EDP enquanto empresa global de energia, além de apresentação oral nas finais locais.