ABB fecha contrato de US$ 100 mi para reforçar projeto de transmissão da ISA

Acordo prevê fornecimento de reatores de derivação por cinco anos para construção de 7 mil Km de rede elétrica na América do Sul

A ABB Power Grids assinou um contrato de cinco anos de aproximadamente US$ 100 milhões para fornecer reatores de derivação para a empresa latina de serviços públicos Interconexion Electrica (ISA), que opera atualmente mais de 62 mil quilômetros de infraestrutura de transmissão de energia e com mais de 7 mil em construção. A empresa também presta serviços de transporte, informações e telecomunicações, e realizou o acordo para garantir que a tensão do novo sistema permaneça dentro de limites seguros, evitando possíveis apagões.

“Nossas tecnologias estão viabilizando uma energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos, aumentando a eficiência e a competitividade, enquanto abrem o caminho para a integração renovável em massa e um sistema global interconectada”, comentou Claudio Facchin, presidente da ABB Power Grids, sobre o projeto. Para o executivo a parceria mostra-se pertinente à medida que os equipamentos em questão são da mais alta confiabilidade, visto não se tratar apenas de um negócio, mas um investimento em levar eletricidade confiável a milhões de pessoas e empresas.

O gerenciamento da transmissão elétrica é um ato de equilíbrio constante e a estabilidade elétrica pode ser um desafio em altas tensões e em longas distâncias, visto que à medida que a distância aumenta, a tensão torna-se menos estável. Para proteger a rede e ajudar a evitar falhas de energia, o contrato também prevê o fornecimento de equipamentos de manobra com isolamento a gás (GIS) e aparelhos de manobra com isolamento a ar (AIS), tais como disjuntores, transformadores de instrumentos e módulos híbridos.