Eletrobras lança edital de inovação para soluções em eficiência energética

Programa Lab Procel acontece em parceria com a Firjan Senai e prevê R$ 16,6 milhões para quatro chamadas públicas destinadas a startups e pequenas empresas de tecnologia

A Eletrobras, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e em parceria com a Firjan Senai, está lançando o Programa Lab Procel, destinado a desenvolver soluções inovadoras em eficiência energética para estruturar negócios e disponibilizar produtos a sociedade. A iniciativa, que contará com um aporte de R$ 16,6 milhões, acontecerá por meio de uma série de quatro chamadas públicas, cujo objetivo é fomentar e intermediar oportunidades para projetos junto a startups e pequenas empresas inovadoras.

Dentre o montante investido, o Procel entrará com 90% de responsabilidade. Para o gerente do Programa Nacional, Marcel Siqueira, o desenvolvimento de novas soluções para o mercado representa um importante nicho para inovações de alto impacto, capazes de potencializar a geração de novas riquezas e empregos. “Com a parceria com a Firjan Senai, reconhecida por sua expertise e práticas diferenciadas de gestão de programas de aceleração de empreendimentos de base tecnológica, esperamos grandes resultados”, afirma.

Primeira chamada

 A primeira chamada pública, cujas inscrições estarão abertas a partir de 27 de abril, tem como foco a aceleração de projetos com ênfase em eficiência energética para saneamento ambiental. Serão contempladas as propostas que potencializem ganhos de eficientização para sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos, estes integrados ou não com sistemas de produção de energia.

Essa primeira etapa contemplará, no mínimo, três startups e/ou micro e pequenas empresas a serem aceleradas pelo Lab Procel. O desafio é implantar novas tecnologias como equipamentos, dispositivos, hardwares, plataformas associadas a hardwares e softwares e unidades piloto, que sejam escaláveis e que impliquem a relação equilibrada de custos e benefícios de implantação, operação e manutenção.