Siemens Gamesa finaliza compra de fábrica de pás em Portugal

Preço de compra de ativos da Senvion ficou em € 200 milhões

A Siemens Gamesa anunciou no último dia 30 de abril a compra final das ações da Ria Blades, que possui e opera a planta de produção de pás de turbinas eólicas onshore em Portugal, além de outros ativos adicionais necessários para operar a instalação. De acordo com a empresa, a finalização dessa aquisição mostra que a Siemens Gamesa concluiu a aquisição de ativos selecionados da Senvion, que entrou em insolvência.

O preço total da compra dos ativos selecionados da Senvion, incluindo a unidade de fabricação em Vagos, os ativos dos Serviços Europeus Onshore e o IP é de € 200 milhões. A aquisição da unidade adicionou aproximadamente 9 GW em frota de serviços em 13 países europeus, elevando a frota total de serviços para cerca de 69 GW globalmente, diversificando o mix de negócios e a representação geográfica na Europa, com contratos que têm visibilidade a longo prazo e alta taxas de renovação.

A fábrica em Portugal oferece os melhores recursos operacionais da categoria e está bem conectada por estrada e mar. Ainda segundo a Siemens Gamesa, a aquisição ajudará a fortalecer a competitividade da fabricante de equipamentos nos negócios onshore, absorvendo o crescimento esperado na produção de fornecedores externos, principalmente da Ásia, tornando-se um centro de exportação para mercados internacionais. A capacidades de fabricação existentes vai aumentar e a exposição a gargalos da cadeia de suprimentos, volatilidade dos mercados de câmbio e tarifas comerciais vai ficar limitada.

Para Alfonso Faubel, CEO da unidade de negócios Onshore da Siemens Gamesa, a aquisição da fábrica Ria Blades da Senvion foi uma oportunidade que não se podia perder. Para ele, a nova planta vai ajudar a atender diferentes mercados com diferentes modelos e faremos isso atendendo aos mais altos padrões de qualidade de fabricação. A integração dos ativos do Serviço Europeu Onshore e da Propriedade Intelectual começou no início de janeiro de 2020 e fortalecerá o portfólio de serviços multimarcas da Siemens Gamesa, permitindo que a empresa atenda a uma gama ainda mais ampla de tecnologias de turbinas eólicas.