CPFL suspende cronograma da CP de Eficiência Energética

Companhia aguarda definição da Aneel e órgãos federais sobre possíveis alterações nas diretrizes do Programa por conta da pandemia da Covid-19; Medida é para minimizar eventuais prejuízos ao processo

Devido às medidas adotadas para a contenção da pandemia da Covid-19 e possíveis mudanças por parte da Aneel e órgãos federais em relação às orientações nesse período para o setor, a CPFL Energia anunciou nessa terça-feira, 5 de maio, que decidiu suspender temporariamente o cronograma da Chamada Pública de Projetos (CPP) de Eficiência Energética 2020 para suas quatro distribuidoras.

A medida visa minimizar eventuais prejuízos no processo, tanto para a companhia quanto para os clientes e empresas interessados na submissão de propostas. Por isso, “garantindo a transparência e caráter democrático dos processos, o novo cronograma será divulgado em momento oportuno, respeitando os procedimentos já habituais”, informou a CPFL.

Entre as ações possíveis estão a substituição de equipamentos por modelos mais eficientes, como a modernização de sistemas motrizes e de iluminação, instalação de aquecedores solares e de sistemas fotovoltaicos, entre outros. Em 2019, a empresa aplicou um total de R$ 72,4 milhões no PEE das distribuidoras do grupo, o que permitiu uma economia de aproximadamente 40 mil MWh de energia, suficiente para atender cerca de 17 mil clientes residenciais por um ano.