Aneel encerra concessão de três PCHs no Tocantins

Alvorada Energia pediu extinção dos contratos das usinas Lageado (1,8 MW), Lajes (2 MW) e Taguatinga (1,8 MW) para poder registrar os ativos como CGHs

A diretoria da Aneel acatou à solicitação da empresa Alvorada Energia e encerrou a concessão referente às pequenas centrais hidrelétricas Lageado (1,8 MW), Lajes (2 MW) e Taguatinga (1,8 MW), todas no Tocantins e cujos contratos venciam em janeiro deste ano. A companhia pediu a extinção para poder registrar o aproveitamento dos ativos como Centrais Geradoras Hidrelétricas de capacidade reduzida.

De acordo com o processo nº 48100.001102/1996-01, a titular das usinas fica dispensada da reversão dos bens vinculados às concessões, outorgadas originalmente à Celg e transferidas posteriormente para a Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins (Celtins) e em 2006 para a Alvorada.  Os empreendimentos operam sem comercialização de energia elétrica no Ambiente de Contratação Regulada (ACR), tampouco possuem contrato firmado com a distribuidora local.