Em pesquisa elaborada pela Select com o departamento de Recursos Humanos de 52 empresas do setor elétrico, 55%  responderam que na pandemia de Covid-19, a criatividade e a resiliência serão o maior aprendizado desse período e ficarão para sempre. Outro dado considerado positivo foi a performance dos colaboradores, considerada para 35% acima do esperado. Para 19%, ela tem sido crescente ao longo das semanas, enquanto para outros 19% ela está igual, sem alteração,  o que dá um somatório de 73% de igual ou bom rendimento. De acordo com Luisa Blandy, sócia da Select, havia uma expectativa que o home office poderia não ser bem assimilado.

“Isso surpreendeu bastante porque muitas empresas ainda tinham certo preconceito em relação a home office, que poderia não funcionar, que os colaboradores não iriam vestir a camisa”, explica. O universo da pesquisa abrangeu os mais variados segmentos do setor, da comercialização a fabricantes de equipamentos, passando por distribuição, eficiência energética e geração distribuída.

Ainda de acordo com Luisa Blandy, outro aspecto positivo destacado é a atuação das altas lideranças, que, segundo a pesquisa, 77% tem se posicionado de forma clara e comunicado as decisões estratégicas para todo o time. “Isso demonstra a seriedade que a alta liderança tem lidado com a situação e se preocupado em envolver todo mundo, em engajar a equipe toda, em comunicar”, avisa. Outros 13% acham que a liderança atua forma discreta, sem informações sobre as estratégias da empresa de forma clara. Já 10% acha que a liderança não tem se posicionado e há um clima de incertezas.

A participação de forma estratégica dos departamentos de recursos Humanos também foi confirmada por 81% dos entrevistados. Na pesquisa, 9% disseram que o RH atua, mas sem voz ativa, e 10% dos entrevistados relata que o departamento não participa. Dentre as medidas em andamento adotadas pelas empresas, o congelamento das contratações foi a mais lembrada, com 31 citações. Em seguida, veio a priorização dos canais digitais, com mais de 27 citações e 23 indicaram o rodízio de pessoas na dependências físicas da empresa ou em campo.

Como maior impacto da pandemia da Covid-19 no setor elétrico, 17 empresas responderam que seria o descumprimento ou renegociação por parte dos consumidores livres com as comercializadoras de energia. Com 15 citações, veio a redução drástica do preço da energia, seguida pelo descumprimento ou renegociação entre distribuidoras e geradoras. A sócia da Select lembra que cada segmento tende a dar uma resposta conforme a sua atuação e o caráter plural da pesquisa, que envolveu os variados segmentos do setor e empresas de atuação local e até multinacionais.

A pulverização de empresas brasileiras nos últimos anos, como na parte de Geração Distribuída, faz com que o setor de RH venha ganhando destaque. Em algumas, eles ainda têm a característica de departamento pessoal, mas o quadro vem mudando, com muita ações dentro da realidade de cada empresa. Para Luisa, o RH tem experimentado cada vez mais destaque, tanto no desenvolvimento dos colaboradores quanto na gestão e no recrutamento de seleção. “O RH tem sido cada vez mais atuante, se especializando cada vez mais para atuar próximo da alta liderança e não ser um mero executor”, observa.

A sócia da Select conta que apenas cinco empresas citaram o aumento no volume de demissões como principal medida adotada pela empresa. Para ela, isso é um bom indicativo para o setor, que geralmente tem um baixo índice de desemprego. “Isso é algo positivo, apena a minoria disse que aumenta o número de demissões”, salienta.