Chesf faz operação especial para manutenção de UHE em Pernambuco

Companhia teve que realizar uma série de adaptações para executar o serviço na hidrelétrica Luiz Gonzaga em meio à pandemia

A Chesf realizou uma intervenção para manutenção de uma das turbinas da hidrelétrica Luiz Gonzaga (PE) na última segunda-feira (18). Com desafios impostos pelo avanço do coronavírus, além da equipe técnica, a execução dos serviços contou com a atuação de profissionais das áreas de Saúde Ocupacional, de Segurança do Trabalho e das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) da companhia, que instalou um lavabo próximo à entrada da máquina geradora e de um exaustor para que o ar do ambiente fosse constantemente renovado, no intuito de mitigar possíveis contaminações por Covid.

“Diante da atual realidade, tivemos que proceder uma série de adaptações e cuidados no planejamento dessa intervenção considerada inédita, o que tornou o trabalho tecnicamente complexo ainda mais desafiador”, ressalta o engenheiro Felipe Gonçalves, gerente de Manutenção da Hidrelétrica, mais conhecida como Usina de Itaparica.

As equipes também receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e orientações quanto ao seu adequado uso. Outras ações de prevenção estão sendo realizadas diariamente com a equipe de 15 técnicos envolvidos nesse trabalho, que tem sido monitorado, por meio de entrevistas de avaliação se algum dos seus integrantes apresentam sintomas da doença, com a medição da temperatura corporal e pressão arterial. Também são reforçadas as orientações sobre a importância do uso de máscaras, além da higienização das mãos com água e sabão e álcool em gel.