Enel Green Power automatiza monitoramento de 23 usinas

Softwares da Elipse passam a supervisionar 3,2 GW em hidrelétricas, fotovoltaicas e eólicas da companhia

A Enel Green Power fechou contrato com a desenvolvedora de softwares Elipse para automação de 23 usinas no Brasil, nove hidrelétricas, seis fotovoltaicas e oito eólicas. Os empreendimentos terão suas grandezas elétricas de potência, corrente, tensão e frequência monitoradas por meio dos programas Elipse E3 e o Elipse Power Renewable, implementados pela parceira Automalógica Sistemas para Automação, com telas únicas e diferenciadas para cada usina de acordo com as variáveis a serem mensuradas em cada caso.

A plataforma agregada ao Centro de Operações da Geração (COG) da companhia é capaz de supervisionar a condição dos geradores, turbinas, disjuntores, seccionadoras e transformadores, dispondo também de um sistema de alarme que alerta a manutenção, a fim de que possa diagnosticar e resolver os problemas com mais agilidade e segurança.

Em aplicações eólicas, monitora as potências ativas e aparentes das plantas, capacidades de potência, velocidade do vento e o número de aerogeradores que estão em comunicação, disponíveis e produzindo. indica a localização onde cada parque se conecta com o barramento pelo qual a energia será transmitida e, como na automação das hidrelétricas, lista os alarmes na margem inferior das suas telas.

Nas UFVs, além das potências ativa e reativa e outras semelhanças como velocidade do vento, que também influi nessas instalações, acompanha fatores de irradiação, posição solar e a quantidade de inversores disponíveis e ativos.

Segundo Tetiana Guimarães dos Santos Reis, engenheira eletricista da Enel Green Power, mestre em IEC-61850, a companhia optou pela solução principalmente por seu driver IEC-61850 possuir certificação internacional da DNV-GL. “Representa o mais alto nível de competência e confiabilidade em automação de sistema elétricos, atendendo a todos os pré-requisitos determinados pela norma elétrica IEC-61850”, pontua a engenheira.