Para levar à população informações que possam evitar acidentes com energia elétrica, as distribuidoras do Grupo Equatorial Energia no Maranhão, Pará, Piauí e Alagoas lançaram uma campanha para alertar os mais de 8 milhões de consumidores quanto aos cuidados com a rede elétrica em suas regiões. Sob o mote “Nossa maior ligação é com a sua segurança, é com a sua vida”, a iniciativa terá divulgação na TV, rádio e redes sociais da companhia, apresentando, por meio de relatos reais, as principais causas de acidentes e as medidas para evitar esses tipos de situações, como realizar construções e reformas obedecendo distâncias seguras e instalar antenas e soltar pipas em locais distantes da fiação de energia.

Entre as principais orientações está o cuidado no manuseio de vergalhões de ferro, arames, réguas de alumínio e outros materiais metálicos, no intuito que nenhum deles toque ou se aproxime dos fios da rede elétrica e, em caso de acidentes, não se aproxime de quem esteja recebendo a descarga de energia.

Outro ponto de atenção são as pipas empinadas por crianças e adolescentes e que podem ocasionar acidentes gravíssimos e até fatais. A orientação é para jamais tentar resgatá-las nos fios de energia, pois a área é bastante energizada, com somente funcionários das distribuidoras, devidamente trajados com equipamentos de proteção individual, podendo acessar essas áreas.

Já nas residências, a companhia desaprova improvisações, como desencapar fios e conectá-los, ou utilizar fios emendados. Em relação ao uso do famoso “T” (benjamim) para ligar aparelhos elétricos, a utilização desse objeto pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica. Para isso não acontecer, é preferível o uso de uma extensão do tipo filtro de linha, que também permite ligar vários aparelhos, só que de forma muito mais segura para toda família.