Entrada do preço horário é tema de workshop promovido pela PUC-Rio

Webinar sobre Desenhos de Mercado terá participações do Diretor de Planejamento do ONS, CEO da PSR e Conselheiro da CCEE

No intuito de discutir as mudanças decorrentes da entrada do Preço Horário da Energia Elétrica a partir de 2021, a PUC-Rio e o laboratório Lamps (Laboratory of Applied Mathematical Programming and Statistics) promovem no dia 25 de junho, às 18 horas, via plataforma Zoom, o III Workshop em Desenhos de Mercado, com presenças confirmadas do Diretor de Planejamento, Operador Nacional do Sistema (ONS), Alexandre Zucarato, do CEO da PSR Consultoria, Luiz Augusto Barroso e do Conselheiro da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Marcelo Loureiro. Inscrição pelo link.

Segundo o professor Alexandre Street, do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) e fundador do Lamps, e que mediará o debate, a ideia é cobrir o assunto de forma aplicada, sem deixar de lado o embasamento científico em um espectro bastante amplo de temas de interesse de todos os agentes do setor, desde a operação de curto prazo, novos formatos de contratos e oportunidades para novos negócios, assim como a formação de preços por ofertas.

“A formação de preços é a pedra angular no desenho de qualquer mercado de curto prazo funcional. Ele induzirá à criação de novos produtos e impactará em todos os demais segmentos, afetando diretamente a atratividade do setor e os incentivos para os agentes”, destaca Street.