Os consumidores da Energisa Nova Friburgo terão suas tarifas reajustadas em média em 2,39% a partir de 1º de julho, com efeito médio a ser percebido de 3,68% pelos clientes atendidos em alta tensão e de 2,11% na baixa tensão. O reajuste anual da distribuidora entraria em vigor no dia 22 de junho, mas foi adiado para o mês que vem, como tem acontecido com todas as empresas com  processos tarifários homologados até o próximo dia 30.

Os valores que deixarem de ser aplicados até o fim do mês serão cobertos com recursos da Conta Covid. A distribuidora também deixará de recolher no período valor proporcional à Conta de Desenvolvimento Energético, que será devolvido à CDE em parcelas mensais no segundo semestre do ano.

O índice de reajuste aprovado pela Aneel nesta quarta-feira, 17 de junho, é composto pelos seguintes custos: encargos setoriais (0,33%), transporte de energia (2,48%), compra de energia (2,32%), parcela destinada à distribuidora (0,67%) e itens financeiros (3,17%) incluídos na tarifa dos próximos 12 meses. Ele também reflete a retirada de 6,49% em variações de itens de custo que estão dentro da tarifa atual.

A distribuidora atende em torno de 110 mil unidades consumidoras nas cidades de Nova Friburgo Bom Jardim, Carmo, Duas Barras, Sapucaia e Sumidouro, no estado do Rio de Janeiro, e tem receita anual de R$ 180 milhões.