Combo de serviços do Lactec facilita rotinas de O&M das elétricas

Modelo de contratação é customizado, agiliza processos e pode representar economia

Atento às demandas de O&M no setor elétrico, o Lactec criou uma modalidade de contratação, que prevê um pacote de serviços, ensaios e consultorias técnicas nas áreas elétrica, mecânica, de estruturas civis, química e materiais e de meio ambiente. A proposta é facilitar as rotinas das concessionárias, na medida em que se reduz a burocracia das contratações e torna os processos mais ágeis. Esse “combo” pode ser customizado, de acordo com o perfil da empresa e os tipos de serviços demandados com mais frequência.

Algumas empresas do setor elétrico, como a Copel e a Santo Antônio Energia, já têm contratos provisionados firmados com o Lactec e se utilizam do modelo de contratação para aferir rapidez e qualidade técnica no atendimento das necessidades de suas hidrelétricas. “Uma das principais vantagens desse modelo de contratação é a resposta rápida no atendimento à demanda da empresa, tanto em situações rotineiras como em uma emergência. O serviço já está previsto em contrato. Então, pulam-se as etapas burocráticas de contratação”, apontou o diretor Comercial do Lactec, Carlos Eduardo Ribas.

De acordo com o executivo, a contratação do pacote de serviços é vantajosa, também, sob a perspectiva do planejamento técnico-operacional e financeiro das empresas. As atividades de O&M fazem parte do dia a dia das concessionárias de energia, que precisam realizar ensaios de rotina como, por exemplo, análises de óleos lubrificantes e isolantes, ensaios elétricos em transformadores, calibração de instrumentos e verificação de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA). Isso, para manter um ótimo desempenho operacional, além de garantir a longevidade dos seus ativos.

Podem ser previstos, ainda, serviços na área de gestão ambiental, como monitoramento da qualidade da água de reservatórios, qualidade do ar, controle de resíduos e atividades relacionadas à obtenção e manutenção de licenciamentos ambientais. “Nesse modelo de contrato, a própria empresa irá definir o escopo de serviços, ensaios e consultorias de seu interesse, considerando seu cronograma de O&M e sabendo de antemão o quanto irá investir”, acrescentou Ribas, destacando ainda que, em razão do volume de serviços, pode haver uma redução nos custos.

A modalidade de contratação atende, também, a outros segmentos industriais vinculados ao setor energético, como é o caso das empresas de petróleo e gás.

Confira, no infográfico, alguns dos principais serviços que podem ser previstos nos contratos provisionados. Para mais informações sobre a contratação do pacote de serviços do Lactec, entre em contato com os executivos de negócios da área Comercial, por meio de formulário disponível no site, clicando na opção: Comercial – Serviços Tecnológicos e Consultoria.

(Nota da Redação: Conteúdo Patrocinado produzido pela empresa)