Casa dos Ventos consegue financiamento de R$ 208 mi para eólica no RN

Apoio de longo prazo do BNDES visa implementação do parque Ventos de Santa Martina 14 (63 MW)

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 208 milhões a longo prazo para a desenvolvedora Casa dos Ventos implantar o parque eólico Ventos de Santa Martina 14 (63 MW) nos municípios de Caiçara do Rio do Vento e Riachuelo, ambos no Rio Grande do Norte. O ativo é um dos oito localizados no Complexo Eólico Rio do Vento (504 MW), atualmente em construção no estado.

Segundo o BNDES, o financiamento à sociedade de propósito específico (SPE) Ventos de Santa Sofia Energias Renováveis terá a perspectiva de geração de mais de 200 postos de trabalho durante e após a conclusão do projeto, previsto para daqui um ano. Para todo complexo a estimativa é da promoção de 1.500 oportunidades.

A energia gerada do parque foi comercializada majoritariamente no mercado livre em contrato de longo prazo com um grupo nacional do setor automotivo que poderá tornar-se autoprodutor, passando a integrar a estrutura acionária da SPE. Além disso, para precificar a parte da energia que ainda não está contratada, o Banco utilizou o conceito de “Preço de Suporte”, uma metodologia criada em 2019.