Eaton anuncia soluções para integração da GD ao sistema de distribuição

Pacote CYME automatiza processos para análise de impactos de novos acessos à rede e cria planejamento e suporte com sistemas de armazenamento, despacho de energia, modelagem e micro redes

Atenta ao crescimento e evolução do mercado de Geração Distribuída, que deve ser impulsionado ainda mais após o período de pandemia, a Eaton anunciou um pacote de soluções em softwares para auxiliar os usuários a avaliar os impactos da GD e como integrá-la aos sistemas de distribuição de energia. Com capacidade analítica para executar simulações avançadas, a plataforma suíte CYME agrupa diversas ferramentas para a modelagem e análises elétricas, incluindo a conferência de estudos e simulação da penetração da nova modalidade na rede das distribuidoras de energia.

O mercado brasileiro para o segmento tem crescido fortemente, principalmente a partir de 2015, com a REN 687 de 2016, a qual flexibilizou questões regulamentárias e com o Convênio ICMS 16/15, que trata sobre a isenção do tributo para a energia solar em cada estado, assim como isenção na compra de materiais e equipamentos produzidos para essa finalidade.

No ano passado o número de conexões desse tipo saltou para mais de 114 mil, representando 1,4 GW, segundo dados da Aneel, com Minas Gerais liderando o ranking por estado, seguido pelo Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. Só neste ano, foram quase 36 mil adesões, número maior que todo 2018.

Além de baixo impacto ambiental e de diversificar a matriz energética, o incremento da atividade traz benefícios para as concessionárias como redução de perdas elétricas, melhora no perfil da tensão em demanda de pico e a possibilidade de postergação de investimentos no sistema de distribuição e transmissão. No entanto, com a complexidade do novo sistema, surgem desafios para a difusão massiva com a intermitência das fontes renováveis e problemas como sobretensão e proteção elétrica da rede. Outro ponto é a taxação dos players ativos do sistema, uma vez que utilizam os ativos e serviços da distribuidora.

À medida que o cenário do setor elétrico evolui com o rápido surgimento de novas tecnologias, as empresas do setor tendem a ser desafiadas a adaptações antes inexistentes, surgindo novas demandas em automatização de processos e acessos, suporte ao planejamento e alívio da malha energética por meio de sistemas de armazenamento, geração despachável/não-despachável e micro redes.

Uma das soluções do CYME aponta para o manuseio desse volume de interconexões e avaliação dos efeitos de cada nova instalação. O módulo DER Impact Evaluation (Avaliação do Impacto de Geração Distribuída) integra recursos que auxiliam os engenheiros no desenvolvimento de estudos de interconexão e seus impactos de maneira rápida, eficiente e criteriosa por meio da automação dos cálculos que poderiam demorar horas para serem realizados.

Neste quesito, a Eaton afirma que a suíte traz um ganho imediato de produtividade, reduzindo ao mínimo as etapas manuais do processo e gerando análises de melhor qualidade. Independente de um modelo simplificado ou detalhado da instalação, a ferramenta permite a criação de diversos estudos de caso combinando condições de carregamento do sistema (por exemplo, pico e carga mínima) com patamares mínimos e máximos de geração, todos definidos por parâmetros de simulação.

Após a definição dos parâmetros de simulação, o CYMDIST (pacote base do software) gera relatórios, com base em cada cenário de simulação, contendo verificações de tensões em regime permanente, flutuações de tensão (flicker), análise térmica de ativos, fluxo reverso e estudos de tensão no ponto de conexão a partir de rampas de geração e fator de potência.

Planejando a capacidade de integração na rede

Para o desafio de planejamento, o Integration Capacity Analysis (Análise da Capacidade Máxima de Interconexão de GD) atua para avaliar a capacidade máxima de interconexão ou o valor da carga em cada nó tendo como premissa um conjunto de restrições e parâmetros, ambos personalizáveis de acordo com os objetivos e a conformidade com a norma aplicável. Esse valor máximo é determinado para cada nó do sistema.

Os cálculos de fluxo de carga e curto-circuito são utilizados, respectivamente, para coletar os dados necessários durante a condição de operação normal e de falta. Finalmente, para cada execução, um relatório completo pode ser publicado e várias camadas de código por cores podem ser aplicadas ao diagrama unifilar. Ambos se baseiam em uma série dedicada de palavras-chave disponíveis ao usuário para personalização.

Também para estudos de integração de Recursos Energéticos Distribuídos, junto a interface gráfica do CYMDIST, a solução EPRI DRIVE combina um motor de cálculo robusto desenvolvido pelo Electric Power Research Institute (EPRI) com o refinamento do modelo de dados do software da Eaton.

Sistemas de Armazenamento de Energia

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), as tecnologias “non-wire”, caracterizadas pelos RED e soluções de gerenciamento de redes, vem sendo gradualmente discutidas no setor com o objetivo de substituir as formas tradicionais de investimento em ativos para fins de redução de carga e alívio da rede.

A solução Dispatchable DER Optimization Analysis (Análise de Otimização de GD Despacháveis) dimensiona e configura de maneira otimizada os controles conversores dos sistemas de armazenamento e geradores acoplados eletronicamente com o objetivo de gerenciar esse alívio estratégico. Os relatórios gerados por estas simulações apresentam uma variedade de saídas, além de mapas de calor detalhados com destaque para localização ótima de sistemas de armazenamento e geração despachável. Já no Dimensionamento de não despachável, a análise acontece em até três tipos de fonte, além do valor de geração que permita a redução de sobrecarga, considerando o comportamento específico de cada tecnologia.

Automação de sistemas

Na automação de sistemas, a divisão de tecnologia Energy Automation Solutions da Eaton (EAS) permite que os clientes transformem, protejam, conectem e operem um sistema de distribuição de forma mais eficiente e inteligente, com equipamentos como reguladores de tensão, capacitores, religadores, chaves, sensores e controles inteligentes – integrados a softwares de nível corporativo, que dão ao cliente a possibilidade de aumentarem sua produtividade, otimizarem a eficiência dos ativos e melhorarem a confiabilidade do sistema, além de reduzir os custos.

Os módulos avançados para análises de redes de distribuição de energia (DYMDIST) e softwares para análises de cabos (CYMCAP), coordenação de proteção (CYMTCC) e de malhas de aterramento de subestações (CYMGRD), são outros destaques do portfólio da multinacional de gerenciamento de energia, que inclui também equipamentos como a linha de gateways e computadores industriais para subestações (SMP), controle de banco de capacitores para automação de bancos (CBC-8000), sensores de falta Grid Advisor Series II e seus acessórios, e o inovador sensor óptico para sensoriamento preciso de tensão e corrente.

Por fim, a solução Advanced Metering Infrastructure (AMI) fornece soluções para atender às necessidades de todos os departamentos, desde o faturamento até a engenharia de planejamento e operação, permitindo que as concessionárias forneçam suporte uniforme em todas as áreas de prestação de serviço de fornecimento energético.

Maiores informações podem ser obtidas através do link www.cyme.com ou via e-mail comercialcps@eaton.com.

(Nota da Redação: Conteúdo patrocinado produzido pela equipe da Agência CanalEnergia)