Cemig inaugura subestação digital de energia elétrica

Nova unidade custou R$ 7,3 milhões e vai beneficiar cerca de 4 mil clientes na região Noroeste de Minas Gerais

A Cemig energizou no final de junho a subestação Unaí 6. Totalmente digitalizada, a nova unidade custou R$ 7,3 milhões e vai beneficiar cerca de 4 mil clientes na região Noroeste de Minas Gerais.

Denominada Subestação Compacta Integrada – SECI, a unidade possui potência de 15 MVA e é alimentada por uma linha de distribuição de 138 kV. A subestação é atendida em alta tensão e possui equipamentos de transformação e distribuição de energia, além de um sistema moderno de proteção, controle e telecomunicação.

A subestação possui um sistema integrado de supervisão, comando, controle e proteção, que permite aos operadores realizarem, à distância, as intervenções necessárias nos equipamentos de alta tensão. Isto reduz o tempo de interrupção, em caso de falhas ou ocorrências acidentais no sistema elétrico.

De acordo com o gerente de Expansão e Manutenção da Alta Tensão da Distribuição Oeste, Beline Quintino de Araújo Fonseca, da Cemig, a subestação aumentará a oferta de energia elétrica para a região Noroeste do Estado, em especial dos municípios de Unaí e Cabeceira Grande, permitindo um melhor atendimento ao mercado atual e futuro de energia elétrica da região.